O Rodrigo gostava de ir aos Estúdios do Harry Potter

Os livros do Harry Potter entraram na vida do Rodrigo há algum tempo, mas foi numa fase mais conturbada que aproveitou para ler os que lhe faltavam e repetir alguns, o que funcionou como uma verdadeira lufada de ar fresco. Encantando com o mundo da fantasia de Harry Potter, o Rodrigo viu também os filmes… aquele era o seu universo, desempenhando um papel muito significativo, acompanhando-o e distraindo. Foi nesta fase que o Rodrigo e a sua família conheceram a Make-A-Wish, através do Hospital e preencheram a sua candidatura para a realização de um desejo.

Captação do Desejo

Entre visitas e videochamadas, a sua equipa de voluntários não poupou esforços para descobrir o seu verdadeiro desejo. Era notório o seu gosto inquestionável pelo mundo do Harry Potter.

Os voluntários Make-A-Wish também partilham o fascínio pelo universo do Harry Potter e, por isso, a ligação entre todos foi ainda maior e o entusiasmo para realizar este desejo era impossível de disfarçar:

“Tive imensa sorte na temática, porque também sou fã de Harry Potter e sinto que isso foi essencial no processo. Quando estamos dentro do assunto, é sempre mais fácil (…) criar dinâmicas e jogos, ter vídeos que vamos vendo nas redes sociais e que podemos enviar… Para além de que as crianças/jovens sentem quando realmente partilhamos gostos e isso ajuda a estreitar laços entre nós”

– Voluntários Make-A-Wish

A mãe não tem dúvidas da importância dos voluntários estarem presentes neste processo que ainda demorou algum tempo para que tudo pudesse ser preparado ao pormenor. Enquanto se conheciam e com o tempo a passar, houve oportunidade de criarem uma amizade entre todos, como relembra a mãe:

“O Rodrigo sempre que estava com os voluntários gostava muito, ajuda o tempo a passar mais rápido”.

– Mãe do Rodrigo

Timidamente o Rodrigo foi permitindo que o conhecessem e programas não faltaram ao longo da wish journey! Reservado, a cada visita ia ficando mais à vontade, e, como nos disseram os seus voluntários:

“(…) mais predisposto para nos conhecer e para se dar a conhecer e soltar a sua personalidade mais brincalhona. Foi muito gratificante observar isso de visita para visita e, acima de tudo, ver as melhorias do seu estado de saúde e o quanto isso comovia os pais sempre que tocávamos no assunto”.

– Voluntários Make-A-Wish

Ao longo da wish journey (caminho que é vivido desde que conhecemos a criança/jovem até ao impacto da realização do seu maior desejo), os voluntários criaram um grupo de whatsapp onde comunicavam com regularidade e procuraram ir ao encontro de assuntos do interesse do Rodrigo, fazendo perguntas, enviando fotografias, vídeos, notícias…estabelecendo uma relação de maior proximidade. Numa primeira fase, desafiaram o Rodrigo a levar um objeto que o identificasse (jogo partilhado por todos os envolvidos, cada um levou o seu objeto) e aproveitaram o momento para envolver também a família. Criaram um cumprimento especial só do grupo que serviu de despedida para um encontro seguinte onde jogaram o “isto ou aquilo” com perguntas sobre as preferências de cada um. Não tardou para que desse início o seu “Make-A-Wish Triwizard Tournament” constituído por um conjunto de jogos sobre Harry Potter com pontuação e tudo! No quarto do Rodrigo ficou um quadro de giz com a classificação que ia sendo atualizada ao longo do torneio e o vencedor teria direito a um prémio especial.

Antecipação do Desejo

Entre almoços, visitas, jogos de cartas e de tabuleiro, passeios, lanches… a grande revelação estava próxima de acontecer! Terminado o “Make-A-Wish Triwizard Tournament”, o Rodrigo “sagrou-se o grande vencedor do torneio”, indicador de que o prémio era dele!

Nesta fase, e convencido de que ia apenas gravar um vídeo para a Make-A-Wish (convite que aceitou com pouca vontade dada a sua timidez), foi surpreendido com um Escape Room com a temática do Harry Potter, onde pôde levar dois amigos para partilhar esta aventura e para se divertirem em conjunto!

Foi em casa do Rodrigo que os voluntários divulgaram as datas da viagem onde iria conhecer os estúdios do Harry Potter. Visitar Londres também estava nos planos do Rodrigo e o programa estava pensado minuciosamente.

Dia do Desejo e impacto

Finalmente o grande dia estava a poucas horas de chegar, ao contrário do sono que nessa noite não apareceu, tal era o entusiasmo que estava ao rubro! Embarcaram em família – os pais, a irmã e o Rodrigo – rumo a Londres para visitarem os estúdios do Harry Potter. Para a mãe do Rodrigo, esta foi uma viagem inesquecível:

“Foi uma aventura que realizámos que se calhar nunca teríamos conseguido. O Rodrigo estava a delirar com aquilo tudo. É espetacular. Uma pessoa parece que está mesmo dentro dos filmes. Foi logo no início, no hall de entrada com o dragão que ele ficou delirante ao ver aquilo tudo e no percurso ainda mais…as personagens que falavam… o Rodrigo ficava todo espantado, todo entusiasmado. Foi mesmo bom, ele adorou.”

– Mãe do Rodrigo.

Ao longo deste processo, nos dias que antecederam e após, “com o entusiasmo todo da viagem, só falava nisso… já se esquecia um bocadinho do que estava a viver e quando chegou foi igual… nos dias seguintes contava a todos as aventuras que tinha vivido, o que tinha visto”, disse-nos a mãe, que rematou com um “Fez-lhe bem”.

Para os voluntários este entusiasmo também foi vivido intensamente!

“(…) o feedback que obtivemos da parte do Rodrigo e da família foi muito positivo. Aliás, nunca vimos o Rodrigo interagir tanto connosco pelo WhatsApp e de forma tão entusiasta como durante a viagem, a mandar mensagens e a partilhar fotos e vídeos. Ver e sentir esse impacto da realização do desejo, a emoção e alegria que trouxe ao Rodrigo e à família… é mesmo especial e lembra-nos o porquê de sermos (voluntários da) MAW”.

– Voluntários Make-A-Wish.

Recebemos ainda a mensagem da mãe do Rodrigo, grata por termos tornado o impossível, possível, e que nos deixou com o coração gigante pelo impacto causado na vida dele e de toda a família:

“Correu tudo muito bem, melhor do que as minhas expectativas, muito obrigada por conseguirem realizar desejos a crianças especiais, que a vida lhes pregou uma partida no percurso curto de vida que ainda percorreram.”

– Mãe do Rodrigo.

“Foi muito importante a realização do desejo. Parece que lhe deu mais vida naquela altura. (…) Aconselho a qualquer pessoa com uma criança ou jovem elegível a inscrever-se na Make-A-Wish que realizam os desejos todos! Nunca pensei que um desejo destes fosse possível de realizar”

– Família do Rodrigo.

Muito Obrigada aos Cinemas NOS e a todos os espectadores que participaram na Campanha do filme Wish – O Poder dos Desejos”, por terem apadrinhado o desejo do Rodrigo. Um agradecimento especial ao escape room Mission to Escape

Desejo apadrinhado por: Cinemas NOS


Contador de Desejos

2 0 0 1