O Duarte gostava de ir ao estádio do Benfica ver um jogo
O Duarte e a sua mãe conheceram a Make-A-Wish através das educadoras do Hospital onde o Duarte é seguido. Contaram-lhes com grande entusiasmo a aventura que tinham vivido – pela primeira vez, viram um jogo de futebol num estádio e o Duarte até chorou de felicidade e emoção. Emoção essa que contagiou todos os presentes e, quando a jogadora Lúcia o viu, levou-o a conhecer as jogadoras da equipa de Futebol Feminino do Benfica. O objetivo desta ida a um estádio de futebol num jogo mais calmo era perceber como é que o Duarte reagiria e, se tudo corresse bem, este seria o primeiro passo para um dia conseguirem ir ver um jogo ao estádio da Luz. O que não imaginavam era que iam viver uma grande aventura com a Make-A-Wish! E foi precisamente quando aparecemos para tornar o desejo do Duarte possível.
A família fez a candidatura do Duarte à realização de um desejo com a Make-A-Wish e logo quando recebemos o seu wish board, foi fácil prever o que se seguiria… tinha fotografias dos seus jogadores favoritos, Rafa e João Mário, e o símbolo do seu clube de coração. O Futebol é a sua grande paixão, inclusivamente sempre que o Benfica joga, tem de vestir a t-shirt enquanto assiste ao jogo pela televisão como os grandes adeptos fazem!
Sempre alegre e super comunicativo, as voluntárias perceberam de imediato a sua paixão pelo Benfica… assiste a todos os jogos e “gostava MUITO de ver um jogo do seu clube no Estádio da Luz”.
Na fase de antecipação da realização do grande desejo, e como preparação para o que se seguiria, as voluntárias Make-A-Wish não hesitaram em preparar uma ida ao estádio de Aveiro para assistirem ao jogo da taça entre o Futebol Clube do Porto e o Benfica, dada a sua paixão por futebol.
O Duarte adorou, mas o melhor estava para chegar… ir até ao estádio do Benfica e conhecer os seus ídolos, exatamente como sonhara, com os seus pais, a irmã e o irmão.
Rumo a Lisboa, o Duarte andou pela primeira vez de comboio, o que o fascinou:
“Ele nunca tinha andado. Todo este envolvimento foi muito importante para ele. A viagem de comboio, chegar a Lisboa e observar um mundo diferente, ter mimos na chegada ao Hotel”.
– Família do Duarte.
Mas o dia desta família ainda estava só a começar!
Deixaram as malas no Hotel e seguiram até ao Estádio da Luz para assistirem ao Benfica – Boavista.
Ir ao estádio do Benfica ver um jogo “era um sonho para ele… para toda a família. Fomos todos e todos gostaram, foi muito bom!”, contou-nos a mãe do Duarte. “É o meu maior sonho”, disse a chorar de emoção no estádio.
Quando o jogo estava quase a terminar o Duarte foi surpreendido pela Fundação Benfica que o levou, a ele e à mãe, para um encontro com os seus ídolos, os jogadores do Benfica. A mãe contou-nos que o Duarte não conseguia conter a emoção e continuava a espreitar para tentar perceber o que ia acontecer:
“Adorou estar com os jogadores. Tiveram todos uma reação espetacular com ele. Os seus olhos brilhavam ainda mais quando o Rafa e o João Mário apareceram”.
– Família do Duarte.
Não pôde faltar uma fotografia com o autocarro do Benfica, onde quis tocar para sentir que era mesmo real. “Foi um conjunto de pequenos pormenores que fizeram a diferença. Até isto do autocarro o Duarte conta aos amigos da escola e a toda a gente”.
Sobre as voluntárias, a mãe do Duarte não hesita em dizer que “Elas são excelentes, gosto muito delas” e quando perguntámos sobre o impacto que teve, a resposta foi muito positiva:
“Foi muito bom. Sem dúvida que excedeu as expectativas do meu filho a realização deste desejo. Concretizar estes desejos a estas crianças é uma coisa que fica para a vida deles. Realmente vocês são uma Fundação que ajuda. O que fazem com as crianças é mesmo o sonho deles. Foi fantástico.”
– Família do Duarte.
O Dudu, como carinhosamente é tratado, conseguiu assistir ao jogo no estádio, estar com os jogadores do seu clube como sonhara, visitou os camarotes, o sítio das refeições e, no dia seguinte ainda visitaram o museu e o estádio. Foi de comboio que juntos seguiram até casa com uma bagagem cheia de recordações inesquecíveis vividas a cinco.
O Duarte “guarda muito boas memórias desse dia, vai ficar uma recordação sempre para a vida dele. Adorou – “Isto é tão fixe. É mesmo lindo mãe!”. A mãe aproveitou ainda para “agradecer a todos os que contribuíram para proporcionar este dia magnífico para o Duarte. É uma causa que vale a pena e nunca se arrependam de ajudar estas crianças e estas famílias”.
Muito Obrigada a todos os doadores que no Natal de 2023 fizeram o seu donativo na Montra Solidária por terem apadrinhado este desejo. Um agradecimento especial à Fundação Benfica, ao Restaurante Dona Joaquina do Hotel Upon Lisbon, e ao Hotel Ibis Malhoa pelo contributo na realização do desejo do Duarte.
Desejo apadrinhado por: Montra Solidária