FAQ’s

Desejos

Concretizam desejos a adultos?
Não, a Make-A-Wish apenas concretiza desejos a crianças que tem pelo menos 3 anos e ainda não atingiram a maioridade.

Como se realiza a candidatura a um desejo?
A candidatura a um desejo parte da criança ou familiar, ou do seu médico. Se o médico e a família derem autorização para a realização do desejo, uma equipa de voluntários da Fundação inicia o processo de planeamento e preparação até à sua concretização. A Fundação também dá a sua aprovação quanto à realização do desejo em causa.
Para enviar a proposta de um desejo deve preencher e completar toda a informação contida no formulário Candidatura a Um Desejo e enviar para: pedirdesejo@makeawish.pt. Para mais informações, poderá ver o www.makeawish.pt/desejos/candidaturas.

Que crianças são elegíveis a desejo?
Os candidatos elegíveis são crianças e jovens, com idades entre os 3 e os 18 anos, que sofram de doenças graves, degenerativas ou malignas (pode consultar a lista de doenças elegíveis aqui (link para a lista de doenças elegíveis)).
A candidatura deverá ser submetida antes do jovem alcançar os 18 anos de idade.
Para mais informações, poderá contactar a Make-a-Wish® através de pedirdesejo@makeawish.pt

A criança tem que ter uma doença terminal para ser elegível para desejo?
Não, a doença não tem que ser terminal. Inclusivamente, muitas das nossas crianças crescem e têm vidas saudáveis e felizes.

As crianças podem receber mais do que um desejo?
Não, a Make-A-Wish concretiza um desejo apenas às crianças elegíveis.

Existe algum prazo de candidatura a desejo?
A Make-A-Wish aceita candidaturas todo o ano. Salvaguarda-se, no entanto, o facto de que as candidaturas deverão ser submetidas antes do jovem atingir os 18 anos de idade. Para mais informações, poderá consultar www.makeawish.pt/desejos/candidaturas.

Como se realizam os desejos?
As crianças começam por ser referenciadas através dos hospitais ou famílias, que deverão contactar a Fundação através da Candidatura a Desejo (link para formulário). Depois da receção da candidatura, será feito o contacto da Make-A-Wish para atestar que a criança é elegível e iniciar todo o processo.
Após confirmação, inicia-se um processo que se vai desenrolar até ao dia em que o desejo é realizado. Cada desejo passa por fases diferentes, uma vez que cada desejo tem exigências diferentes. Todo o processo culmina no dia em que se realiza a concretização do desejo. Para mais informações, poderá consultar a página www.makeawish.pt/desejos/candidaturas ou poderá contactar pedirdesejo@makeawish.pt.

A Família tem que pagar para realizar o desejo?
Não, todas as despesas relacionadas com a realização do desejo são da preocupação da Make-A-Wish. Todos os desejos são organizados pela Make-A-Wish sem qualquer despesa para a família.

A família tem que estar incluída em algum escalão financeiro, para que a criança seja elegível à concretização do desejo?
Não, a Make-A-Wish concretiza desejos a crianças que sejam elegíveis, sem fazer qualquer tipo de distinção racial, religiosa, género, estatuto económico ou nacionalidade.

Existe alguma lista de espera para a concretização de desejos?
Não. No entanto, em alguns casos, é necessário que a criança espera que se reúnam todas as condições, para que seja possível a realização do desejo. Por exemplo: o desejo tem que ser organizado de acordo com as datas dos tratamentos da criança; no caso de um desejo que envolva conhecer uma celebridade, o desejo é articulado com a disponibilidade da pessoa em questão. Se por alguma razão, a realização do desejo sofrer alterações nas datas previstas, tanto criança como a sua família serão informados, com a possibilidade do seu desejo ser alterado.

Quanto tempo demora a realizar um desejo, desde o momento de candidatura à concretização?
Na maioria dos casos, os desejos são realizados dentro de algumas semanas. No entanto, não é fácil precisar quanto vai levar desde a candidatura à concretização, pois depende do desejo pedido. Em algumas ocasiões, os desejos podem ser realizados em algumas horas ou dias, enquanto noutros casos, pode demorar meses.

Quanto é que custa um desejo?
Os custos da realização dos desejos variam bastante, de acordo com os desejos. Alguns desejos são muito simples e os bens ou serviços associados são doados, levando a que não hajam custos para a Make-A-Wish. Outros desejos podem ser muito elaborados e custarem milhares de euros. Sempre que possível, a Make-A-Wish procura donativos em género para ajudar a reduzir as despesas.

Quais são os desejos mais requisitados?
Normalmente, os desejos enquadram-se em uma de cinco categorias:
Eu gostava de ir…
Algumas crianças da Make-A-Wish gostariam de viajar para o seu parque de diversões/temático favorito, enquanto outros querem visitar uma praia exótica, ir num cruzeiro, ver neve pela primeira vez, ou assistir a um evento desportivo específico.
Eu gostava de ser…
As crianças procuram, no fundo da sua imaginação, e querem ser alguém por um dia: um bombeiro, um polícia, um modelo ou um super-herói.
Eu gostava de conhecer…
Muitas crianças gostavam de conhecer o seu atleta favorito, músico, personalidade televisiva, estrela de cinema, politico, ou outra figura pública.
Eu gostava de ter…
Por vezes, as crianças desejam um presente especial, como um computador, uma casa na árvore, um dia de compras, ou algo que quisessem há muito tempo.
Eu gostava de dar…
Algumas crianças desejam fazer do Mundo um lugar melhor – angariar fundos, ajudar a melhorar escolas ou celebrar uma ocasião da família são apenas algumas das formas que as crianças encontram de ajudar os outros.

Como é que uma criança recebe um desejo?
A Make-a-Wish não decide que crianças recebem o desejo. Cada candidatura elegível a desejo receberá um desejo.

Contador de Desejos

1 0 5 6