O Tomás gostava de ser Veterinário por um dia

O Tomás tem um grande sonho: um dia quer ser Médico Veterinário! Por isso, rapidamente e de forma muito decidida, o Tomás pediu como desejo à Make-A-Wish ser Veterinário por um dia para poder acompanhar o trabalho de um Médico Veterinário no seu dia-a-dia.

Como diz uma das voluntárias Make-A-Wish que o conhece tão bem: “É um miúdo muito curioso e atento, adora animais e, apesar de não se conseguir decidir entre porte pequeno ou grande, a única certeza que tem é que quer descobrir a cura para o cancro através de investigação do único animal que não tem cancro: naket mole rat (rato toupeira pelado).” 

Para além dos animais serem o seu mundo, o Tomás também tem outras paixões – nadar é uma delas. Ele é um nadador nato! Nada regularmente e trabalha com determinação e empenho para ir aos Europeus de Natação em 2025. Ele nunca desiste dos seus objetivos e trabalha arduamente e com muito foco para os alcançar!

O dia mais aguardado pelo Tomás começou cedo. Ele sabia que tinha chegado o grande dia mas não sabia nada sobre o que as suas voluntárias e a Make-A-Wish tinham preparado para ele.

Quando chegou à rua, o Tomás percebeu que a sua boleia para qualquer que fosse o destino, seria em grande estilo: estava um Porsche à porta de sua casa. Não era um Porsche qualquer. Era um Porsche Cayenne Rally e estava ali à espera dele, especialmente para o levar! Mas a surpresa não ficou por aí – ainda teve a sorte de receber da Porsche um kit de artigos personalizados para ele e para a família. O kit continha, entre outras coisas, uma bata de veterinário, um vale com uma experiência para uma clínica veterinária para o Tomás poder acompanhar o trabalho da clínica, uma miniatura Lego de um carro Porsche 911 para o Tomás montar e recordar a grande aventura que viveu neste dia à boleia de um Porsche, e até uma mochila para a irmã dele! O Tomás adorou todos os presentes e até já montou o Lego e escolheu um sítio especial para o expor no seu quarto, um sítio de destaque, como se sempre estivesse destinado àquele Porsche 911 da Lego que tanto maravilhou o Tomás.

“Os miúdos adoraram e os papás também. O brilho dos olhos do Tomás foi quando viu um 911 da lego. O carro já está montado e no quarto dele. Foi preencher mesmo aquele espaço de destaque que há muito esperava por algo do género. A Laura adorou as mochilas e o gorro e todas as manhãs toma o seu leite com chocolate na nova caneca da Porsche. “

– Família do Tomás.

Depois de explorar e conhecer o carro da Porsche, o Tomás sentou-se no carro entusiasmado e curioso, acompanhado pelo pai, e prepararam-se para seguir viagem. O Tomás estava encantado e sem palavras: “um Porsche Cayenne de rali – é o sonho de qualquer adolescente”. Qual seria o próximo destino para onde iria ser levado? Que mais surpresas estariam reservadas para este dia?

Durante o caminho e ainda com alguma timidez, o Tomás foi sempre com muita atenção para tentar descobrir o grande destino daquela viagem. Chegaram finalmente ao HEV-FMV, Hospital Escolar Veterinário de Lisboa – Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

O Tomás nem queria acreditar! A Drª. Mafalda, a Dr.ª Ana e a equipa do Hospital Universitário Veterinário de Lisboa receberam-no com muito entusiasmo, bem como à família dele e à voluntária, e introduziram-nos a todos ao mundo veterinário. Visitaram vários animais durante a manhã – desde vacas, a cavalos e póneis, a cães, a pombos, porquinhos-da-índia, entre outros – e o Tomás até pôde logo dar uso à sua nova bata!

“A Dra. Mafalda recebeu-nos e acompanhou-nos durante a manhã. Mostrou-nos as vacas, cabras, bezerros, cavalos e todos os animais que o hospital tinha e o Tomás dizia, com um brilho nos olhos, que queria ir estudar para ali e ser médico veterinário.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Claro que o Tomás, um curioso por natureza e muito interessado em saber mais, fez muitas perguntas à equipa médica e, neste dia, sentiu-se como mais um elemento da equipa e acompanhou-os durante as consultas e os exames, com muito profissionalismo, como um verdadeiro futuro médico veterinário!

O Tomás vai lembrar-se para sempre de todos os animais que conheceu e desta primeira experiência como veterinário:

“[…] a Dr.ª Mafalda que fez as honras da casa. Foram conhecer os estábulos, os cavalos, as vacas, as cabras e o Tomás até lhes deu de comer. Brincou ainda com dois labradores que puseram castanha a sua bata branca da Porsche (que ele usa atualmente nas aulas de Biologia e Geologia e de Física e Química). Que alegria. De seguida, o Tomás acompanhou a Dr.ª Ana em consultas a diferentes animais como o porquinho da Índia (auscultou-o), um papagaio (auscultou-o e presenciou a realização de um RX e de umas análises ao sangue), presenciou ainda a vacinação de um gato e a ecografia abdominal de um cão.”

– Família do Tomás

“Acompanhou ecografias e TACs a cães, raio-X a pombos, auscultou porquinhos-da-Índia e no meio de tanta agitação, o Tomás continuava super focado. É um miúdo muito querido, animado e carismático. Nota-se que é muito forte e tenho a certeza que será um ótimo veterinário!”

– Voluntária Make-A-Wish.

A equipa de Médicos Veterinários ainda tinha preparado mais surpresas para o Tomás – um bolo de boas-vindas, acompanhado de um cartaz com imagens de alguns animais, e um Kit da Faculdade de Medicina Veterinária!

Antes de irem embora, convidaram o Tomás e todos a irem até à varanda, um dos segredos e pontos privilegiados e preferidos de quem ali trabalha (e onde o Tomás pode vir a trabalhar no futuro, se continuar a dedicar-se muito e a trabalhar para ser Médico Veterinário), para desfrutarem da vista desafogada que oferece, de onde se pode ver o rio Tejo.

Depois de se despedirem e de tirarem uma fotografia de todos com muito boa disposição e gargalhadas à mistura, o Tomás, os pais, a irmã e a voluntária, foram almoçar a um restaurante italiano perto do rio, como o Tomás tanto gosta. Desta vez, o Tomás foi acompanhado pela irmã no Porsche até ao restaurante. Estavam os dois radiantes! Durante o almoço, enquanto se deliciavam com pratos italianos, claro que o Tomás escolheu um dos seus pratos preferidos – esparguete à Bolonhesa – relaxaram e falaram sobre o desejo do Tomás, sobre a experiência incrível de ser médico Veterinário por um dia, relembrando toda a alegria e emoção vividas por todos, cada um à sua maneira, enquanto aproveitavam a vista rio e a boa companhia.

“Eu nem acredito que vou ter de esperar mais três anos para poder vir para cá estudar”.

-Tomás, Wish Kid.

“Foi uma manhã cheia. Durante estas atividades o Tomás sentiu-se muito bem e feliz, para além de ficar com a certeza que é mesmo isto que quer fazer no futuro.”

– Família do Tomás.

O Tomás e a família gostaram muito deste dia e vão recordá-lo para sempre com muito carinho e gratidão para com todos os envolvidos:

“Foi um dia maravilhoso para toda a família e memorável para o Tomás, após o caminho duro que teve de percorrer neste último ano. […] Obrigada a todos aqueles que proporcionaram ao nosso filho um dia muito feliz, pleno de alegrias partilhadas. Foi muito bom vê-lo sorrir assim novamente.”

– Família do Tomás.

As voluntárias Make-A-Wish que tanto se dedicaram para tornar este dia inesquecível para o Tomás, não podiam ter ficado mais felizes com o resultado do grande dia e com a reação do Tomás:

“Foi um dia muito feliz, eu enquanto voluntária da Make-A-Wish vivi um dia super feliz e aprendi imenso, nem imagino o impacto que este desejo teve no futuro do Tomás, mas serei muito orgulhosa do futuro campeão de natação e veterinário que ele será! “

– Voluntária Make-A-Wish.

Muito obrigada à Porsche por ter apadrinhado o desejo do Tomás. Um agradecimento à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa por todo o apoio na realização deste desejo.

Desejo apadrinhado por: Porsche


Contador de Desejos

2 0 0 1