A Rosana gostava de ter um microscópio

A Rosana encantou os voluntários Make-A-Wish com a sua forma adorável de sorrir e o seu fascínio por animais.

A Rosana partilhou com os voluntários que adorava animais e que queria ser veterinária quando fosse grande. Por isso, obviamente, todos sabiam que os animais teriam que estar incluídos, de alguma forma especial, no dia do seu desejo.

Até ao dia do desejo, a Rosana e os voluntários encontraram-se várias vezes para se conhecerem melhor, falarem sobre o desejo dela, sobre animais e sobre tantas outras coisas que faziam a Rosana soltar gargalhadas e sorrisos. Brincaram e separaram as cartas do Pokemon, que a Rosana tanto gosta, e até danças do TikTok fizeram juntos e riram-se muito com os vídeos do Youtube, que animavam estes momentos de partilha.

Os voluntários chegaram ao grande desejo da Rosana (que, obviamente, estava relacionado com animais!) – ter um microscópio para ela poder ver as bactérias e ajudar a tratar os animais.

O dia da realização do desejo da Rosana começou como todos os outros, em que ela saiu de casa para ir a uma consulta. Pelo caminho, fizeram uma paragem no Zoo de Santo Inácio, que ela acreditava ser “apenas” para beber um café com os voluntários. Pouco tempo depois, desvendaram que afinal iam todos visitar o Zoo e os voluntários ainda lhe tinham oferecido um livro sobre micróbios e animais! Ela adorou a surpresa!

“Ficou logo de olhos a brilhar quando lhe dissemos que íamos conhecer o zoo, e que depois aí sim poderia ir a consulta. Mas não fomos de mãos abanar, levamos um livro sobre os micróbios, e os animais.”

– Voluntária Make-A-Wish.

A visita ao Zoo começou pelo Panda Vermelho, pois era o animal preferido da Rosana, e que ela identificou logo no novo livro que tinha recebido. A Rosana sabia (quase) tudo sobre muitos animais, por isso, ao longo da visita, ela contava histórias sobre eles e partilhava tudo o que sabia, em especial sobre o Panda Vermelho, os macacos, os tigres, e os pinguins.

Quando se aproximaram da área dos lémures, a Rosana teve tanta sorte que ainda conseguiu tocar num lémure e ficou fascinada com o seu pêlo. Era tão macio!

E nem o medo das baratas, a impediu de visitar o reptilário! Aproveitou tudo!

Almoçaram todos no Zoo e ainda conseguiram ouvir os pássaros a cantar. A Rosana estava muito feliz e encantada com a sua experiência no mundo dos animais, que tanto adorava.

Depois de visitarem todos os animais, as voluntárias despediram-se da Rosana e da sua família, e foram-se embora – ou melhor: fizeram a Rosana acreditar que tinham mesmo ido embora. Na verdade, tinham ido ao carro buscar o grande desejo da Rosana para lhe fazerem mais uma surpresa.

Regressaram para perto da Rosana e disseram-lhe que o carro tinha avariado e que por isso, estavam de volta. Ela acreditou. De repente, quando a Rosana menos esperava, deram-lhe uns sacos. O que estaria dentro dos sacos dos voluntários?

“Até que chegou o momento de darmos as sacas, onde continha o microscópio, um puzzle, e peças para ela poder ver no seu microscópio. Delirou e quis logo abrir o microscópio e montar.
Os olhos dela brilhavam, os dos família também, todos felizes naquele momento.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Foi um dia cheio de emoções e de muita felicidade para a Rosana e para a sua família. Nunca mais vão esquecer a primeira vez que a Rosana conheceu ao vivo alguns dos seus animais preferidos e que estava tão entusiasmada e feliz.

“A Rosana adorou e nós também porque a vimos feliz! Quinta-feira foi um dia diferente para a Rosana e para nós que tivemos o prazer de usufruir da actividade com ela, de a ver sorrir e alegre. O dia foi passado no Zoo de Santo Inácio onde a Rosana teve a oportunidade de conhecer os animais de que há muito conhecia de histórias, contos e filmes mas que nunca tinha visto ao vivo. Era um desejo que, agora após a pior fase da doença e com a ajuda da Make-A-Wish ela pode concretizar. A Margarida e o Ricardo fizeram o dia dela muito especial e por consequência o nosso também. Tenho a certeza que nenhum de nós se irá esquecer deste dia.”

– Família da Rosana

Para os voluntários Make-A-Wish, este também foi um dia que partilharam intensamente com a Rosana e com a família e que nunca irão esquecer.

“Existem momentos que percebemos que nunca se irão esquecer, e estes foi um deles!”

– Voluntária Make-A-Wish.
Rosana, dois voluntários Make-A-Wish a pousar à frente de uma estátua de uma zebra

Este desejo foi muito importante para todos os envolvidos e a família da Rosana não ficou indiferente à passagem dos voluntários e da Make-A-Wish pelas suas vidas.

“… Só tenho que elogiar o vosso trabalho enquanto instituição e tu e o Ricardo enquanto voluntários. Num tempo de tanto egoísmo, ainda há quem se dedique a causas como esta, Make-A-Wish, realizar desejos. E ontem vocês fizeram no na perfeição. Muitos parabéns. A Rosana ficou muito feliz e isso será o mais importante quando já passou quase no limite desta vida. Sim, com pequenos gestos podemos fazer o outro feliz. Um bem haja à vossa instituição e a todos os que nela participam. Para vocês Margarida e Ricardo, desejo-vos as maiores felicidades, uma vez que a vossa vida passa por realizar os sonhos dos outros, o meu desejo é que também consigam realizar os vossos. Mais uma vez, muito obrigada pela realização do desejo da Rosana.”

– Família da Rosana

“A equipa da Make-A-Wish, a Margarida e o Ricardo tiveram toda a atenção connosco. Desde o acolhimento no início da atividade, a explicação de cada detalhe dos animais à Rosana e o conhecimento do animal preferido dela fizeram com que o dia fosse muito animado e alegre.
O dia poderia ter terminado com a atividade no Zoo mas não, no final a Make-A-Wish concedeu mais um desejo à Rosana oferecendo-lhe um microscópio para ela alimentar o bichinho da biologia. No final do dia tanto a Margarida e o Ricardo podem orgulhar-se da atividade que organizaram, da sua boa disposição e do bem que fizeram. São pessoas espetaculares que fazem a vida dos outros mais bonita, alegre e cheia de esperança. Muito obrigada por serem pessoas do bem.”

– Família da Rosana

A Rosana deixou-se surpreender e aproveitou todos os minutos do dia ao máximo. Adorou o dia da realização do seu desejo.

“Eu adorei ver todos aqueles animais pequenininhos e adorei cada segundo. O animal que mais gostei de ver foi as capivaras e o panda vermelho apesar de ter fugido de nós. Adorei o dia de ontem.”

-Rosana, 10 anos.

Um agradecimento especial ao Zoo de Santo Inácio por todo o apoio no desejo da Rosana.

Desejo apadrinhado por: Make-A-Wish Portugal


Contador de Desejos

1 9 8 4