O Ruan gostava de conhecer os Calema

O Ruan tem 6 anos e adora música! Está a viver em Portugal com a mãe, mas o pai e os irmãos estão em Cabo Verde. Contou às suas voluntárias que tem muitas saudades da família, mas para se lembrar deles gosta de ouvir músicas da sua banda favorita, os Calema.

O tema “Vai” dos Calema é o seu preferido, está sempre a cantá-lo e ensinou logo às voluntárias a letra numa das videochamadas.

Depois de algumas conversas, perceberam que o grande desejo do Ruan era conhecer os Calema, pois para além de serem a sua banda favorita, as suas músicas dão-lhe tanta energia e alegria que é como se o transportassem para a sua terra natal, Cabo Verde.

Para além dos Calema, o Ruan partilhou que adora jogar à bola e é fascinado por camiões do lixo. Partilhou que o seu tio trabalha nessa área e ele sempre sonhou andar num.

Com todas as informações que já tinham do Ruan, as voluntárias prepararam um dia cheio de surpresas!

O dia do desejo começou nos Olivais, mais precisamente no Centro Operacional de Remoção pertencente à Câmara Municipal de Lisboa. Estava tudo preparado para que o Ruan tivesse um dia como funcionário de higiene urbana e tivesse a experiência de andar num camião do lixo!

“Quando o Ruan chegou com a sua mãe, estava toda a equipa do COR para o receber com um presente especial, um colete de funcionário com o nome dele gravado! O Ruan não hesitou e vestiu logo o colete, sentia-se um verdadeiro funcionário de higiene pública!”

– Voluntária Make-A-Wish.

Depois de estar devidamente equipado, com um colete que tinha o seu nome gravado, o Rua teve o privilégio de andar num camião do lixo e ainda o conduziu (com a ajuda de um funcionário)!

“Mesmo por detrás da máscara conseguíamos ver aquele sorriso contagiante que já conhecíamos tão bem. Um Ruan tímido, transformou-se num Ruan feliz e entusiasmado em conhecer mais daquele mundo fascinante.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Depois da visita, ainda recebeu uns livros para pintar e uma miniatura de camião do lixo, oferecida pelo COR, era tal e qual aquele onde tinha andado! Já não o largou durante o resto do dia.

Mas as surpresas não tinham terminado! O Ruan e a sua mãe foram lanchar aos escritórios da Make-A-Wish onde conheceram toda a equipa. Estava a sala decorada com balões e um bolo em formato de bola de futebol, tal como gostava o Ruan.

Na Make-A-Wish, o Ruan estava muito divertido a jogar à bola, quando recebe uma videochamada de nada mais nada menos que os irmãos Calema! Reconheceu-os imediatamente e falaram um pouco até que a chamada caiu…mas, passado uns segundos, os irmãos Calema aparecem no escritório!

Os olhos do Ruan arregalaram-se e o seu sorriso aumentou! É o Fradique e o António”, disse imediatamente assim que os olhava para os seus ídolos mesmo à sua frente. Depois de um abraço apertado, o Ruan e os Calema começaram a cantar as suas músicas favoritas. Sabia as letras todas!

“Quando os Calema chegaram o Ruan desde o primeiro minuto que se via que estava no lugar onde mais queria, até já corria e saltava! O Ruan cantou muito e não estava nada à espera. É um miúdo muito tímido e foi uma surpresa para todos. A minha parte preferida foi a primeira música que os Calema cantaram com o Ruan. Não tinham instrumentos, por isso, pegaram numa caixa de smarties e improvisaram maracas! Foi espetacular! O Ruan, como sabe as letras das músicas todas dos Calema, cantou com muita vontade com eles. Foi mágico!”

– Voluntária Make-A-Wish.

Os Calema também trouxeram uns presentes especialmente para o Ruan! Um deles era um camião do Lixo especial e, de repente, já tinha dois para brincar com os seus irmãos! Depois das cantorias ainda deu umas aulas de dança a toda a equipa Make-A-Wish que na brincadeira se intitularam as “Rualemas”, uma mistura do nome dos embaixadores Calema com o nome do Ruan.

“Foi muito divertido, nunca pensei que fosse possível. Foi um dia magnífico! Ver o sorriso do meu filho significa para mim já um desejo realizado. Obrigada por tudo Make-A-Wish.”

– Mãe do Ruan.

Um agradecimento muito especial aos embaixadores Calema, à Klassik pela edição do vídeo, a toda a equipa do Centro Operacional de Remoção da Câmara de Lisboa e à Pastelaria Dacquoise por toda a disponibilidade na realização deste desejo.

Desejo apadrinhado por: Wish Talks de 2020 e conjunto de donativos espontâneos


Contador de Desejos

1 9 8 4