“Recebo muito mais do que consigo dar”

Inês & Júlia

A Inês e a Júlia para além de serem voluntárias Make-A-Wish do núcleo de Aveiro, também são Mãe e Filha! É com muita dedicação e criatividade, que têm ajudado a transformar a vida de crianças e jovens gravemente doentes há mais de 10 anos.

Em 2014, a Júlia juntou-se à equipa de Voluntários Make-A-Wish e foi em 2015 que a Inês o fez. Ambas já realizaram muitos desejos juntas e confirmam que o poder de realizar um desejo é sempre transformador e único – cada desejo e cada criança/jovem são diferentes, mas todos levam alegria e esperança a estas crianças e famílias e aos voluntários também!.

As duas voluntárias sentem diariamente o impacto de um desejo e têm muito orgulho em serem WishMakers.

Make-A-Story: Inês e Júlia, Voluntárias Make-A-Wish

“Ser voluntária da Make a wish é saber Parar, escutar e observar. Coisas simples que nos esquecemos facilmente mas que neste voluntariado nos chegam à pele e nos relembram a importância do tempo. Sinto que realizar desejos não se trata nunca do fim (do desejo em si), mas do caminho que fazemos até lá com a criança. Nunca nenhum deixou de me ensinar algo, mas principalmente a Parar e Sentir o tempo.”

Inês, Voluntária do Núcleo de Aveiro

“Um dia perguntaram-me:

“Queres ser voluntária da Make a Wish?”

O que é isso, perguntei?

“Realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes e que tem a sua vida em risco. Vem fazer a formação”

Não sei se quero, não sei se estou preparada, respondi.

Mas fui e no final da formação permaneci em silêncio e pensei: “Serei capaz?” “ Isto é muito duro”

Decidi, no entanto, que sair da minha zona de conforto e arriscar seria o mais sensato. Após, quase 11 anos sinto que foi uma decisão maravilhosa. Ajudar a realizar desejos de crianças/jovens que tem a sua vida em risco, que estão a passar por momentos tão difíceis tem sido muito gratificante. Fazê-los focar num objetivo e desfocá-los da doença é muito importante. E no fim recebo muito mais do que consigo dar: Sorrisos e abraços tão motivadores. Passei a estar numa zona de conforto que não conhecia…”

Júlia, Voluntária do Núcleo de Aveiro

E tu, qual é a tua história com a Make-A-Wish?


Contador de Desejos

2 0 1 9