A Mercês gostava de fazer uma dobragem de desenhos animados

Com 9 anos a Mercês já é uma menina muito decidida. Adora desenhos animados!
Segundo as voluntárias, desenvolveu os seus dotes artísticos na fase mais difícil da sua vida.

“Começou por desenhar à vista os seus desenhos animados preferidos da Disney, do filme do Encanto, até fizemos um desafio, ondem eu e a Constança também desenhamos o mesmo desenho que a Mercês tinha feito.”

– Voluntários Make-A-Wish.

Durante os tratamentos, os desenhos animados eram a grande companhia da Mercês e começou a perceber que muitos dos desenhos animados tinham a mesma voz. Foi aí que a mãe da Mercês lhe explicou o que eram as dobragens.

“Desde então, a Mercês ficou com uma grande vontade de dar voz a desenhos animados para também fazer companhia aos meninos que estão doentes e vêm muita televisão.” – Voluntárias Make-A-Wish.

Estava captado o grande desejo da Mercês! Fazer dobragens de desenhos animados. As voluntárias começaram a preparar tudo até encontrarem os desenhos animados perfeitos para a Mercês ter a sua primeira experiência em dobragens!

Enquanto a Mercês aguardava o seu grande dia, as voluntárias foram partilhando alguns desafios com ela para ir treinando a dicção, como por exemplo trava línguas, leitura de livros e repetição dos seus episódios preferidos.

“Quando finalmente conseguimos um desenho animado para a Mercês, o entusiasmo foi geral, e quisemos proporcionar um verdadeiro dia de diva.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Para fazer a sua primeira dobragem em grande, as voluntárias prepararam uma ida ao cabeleireiro com direito a manicure e maquilhagem!  

“(…) tornou-se ainda mais especial, pois foi a primeira vez que a Mercês foi ao cabeleireiro na vida. E claro, a sua pequena e energética irmã, também usufruiu de tudo. Ficaram as duas umas verdadeiras princesas e deram 11 estrelas ao cabeleireiro Art Z.” .

– Voluntárias Make-A-Wish

“(…) fiz um penteado, tive uma sessão de maquilhagem e pintei as unhas com as minhas cores preferidas. A minha irmã também quis fazer tudo igual a mim. Tirámos muitas fotografias.”

– Mercês, 9 anos.

Depois do cabeleireiro, a Mercês já se sentia uma verdadeira estrela, mas ficou a sentir-se ainda mais, quando viu qual era a sua boleia para o estúdio!

“Claro que esta estrela em ascensão, não podia ir de qualquer maneira para os estúdios de gravações. Por isso, arranjamos uma limousine para irmos todos juntos. E foi incrível ver a reação de todos ao verem a “limo carro” como a irmã Clarinha lhe chamou. As bocas abertas, os sorrisos rasgados e os olhos a brilhar, encheram-nos o coração durante toda a viagem por Lisboa, na Angelo Limousine.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

“A limusine foi buscar-nos a casa, estava enfeitada com balões e tinha rebuçados. Dentro da limusine a Constança e a Filipa disseram-me qual era o filme que eu iria fazer a dobragem, chama-se em inglês “The Ghastly Ghoul” que vai estrear no dia de Halloween.”

– Mercês, 9 anos.

Foi na RTP que a Mercês realizou o seu grande desejo e teve a sua primeira experiência como atriz de dobragens!

“Tivemos direito a uma visita guiada pelos estúdios de informação e de entretenimento. Fomos até à rádio Zig Zag, onde as pequenas divas fizeram umas gravações e receberem muitos miminhos.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Depois do almoço, chegou a derradeira hora de gravar a curta-metragem! Estava muito entusiasmada!

“Gostei muito de visitar a RTP, os estúdios do Zig Zag, de comer na cantina com os meus pais, a minha irmã, a Filipa, a Constança e a Sandra, mas principalmente gostei de gravar a minha voz para ser a Bia com a ajuda da Maria, do Pedro e do Rafa. A Bia é a personagem principal do filme. Adorei conhecer a Maria Camões que dá voz a várias personagens dos meus filmes e séries preferidas. Agora tento estar sempre atenta para tentar reconhecer a voz dela noutros filmes.”

– Mercês, 9 anos.

Quando soube que a curta iria estrear no dia de Halloween, a Mercês não hesitou e disse logo que a queria mostrar aos seus amigos na sua festa de anos em novembro.

“A Mercês foi incrível, todos elogiaram a voz dela e a capacidade de fazer dobragem e ela gravou tudo num só dia como uma profissional. Foi um dia incrível em que a Mercês não parou de sorrir, estava em êxtase!”

– Voluntária Make-A-Wish.

“Quando fizeram uma pausa nas gravações, ainda surpreenderam a Mercês com vídeos dos atores e atrizes que dão voz às suas personagens preferidas. Todo o tempo de espera compensou, para realizar este desejo.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Depois desta experiência única, a Mercês ficou ainda com mais vontade de explorar o mundo das dobragens!

“Quando for grande gostava de ser como a Maria Camões e a Flor Costa, porque além de dar a minha voz às personagens, já sei como vão ser os desenhos animados antes de estrearem. O meu desejo foi dar a voz a um desenho animado de um filme que venha a ser conhecido. Estou desejosa do filme estrear para todos me poderem ouvir e ver o meu nome escrito no final do filme.”

– Mercês, 9 anos.

“A querida Mercês de olhos azuis, vai fazer companhia a muitos meninos e ajudar a alimentar o seu imaginário. O que ela não sabe, é que também a nós nos alimenta o coração e a esperança. Por nunca desistir daquilo que quer e acredita, pela sua ternura e perseverança. Pelo sua candura e dedicação. Por acreditar em finais felizes. Obrigada, Mercês, por me fazeres sonhar e acreditar. Que sejas sempre assim na tua vida, inspiradora e lutadora. Por favor, vai-nos dizendo os trabalhos que vais fazendo como atriz de dobragem, quero muito estar na primeira fila a aplaudir os teus sucessos.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Muito obrigada a todos os que têm participado no MOVE FOR WISH KIDS 2023 por terem ajudado a tornar possível o desejo da Mercês. Um agradecimento especial à RTP, ao cabeleireiro Art.Z e às Limousines Ângelo por todo o apoio na realização deste desejo.


Contador de Desejos

2 0 0 1