O Francisco gostava de assistir a um jogo de Portugal no Campeonato Europeu

O Francisco é um jovem simpático e comunicativo, apaixonado pelo mundo do desporto. Gosta muito de andebol e voleibol, mas é o futebol, desporto que pratica desde os 3 anos, que ocupa um lugar especial nas suas paixões.

“Quando lhe perguntamos qual é o seu jogador favorito, a resposta sai de forma pronta: ‘O Cristiano Ronaldo, claro!’.”

– Voluntária Make-A-Wish

Escolher o seu desejo Make-A-Wish não foi, portanto, uma tarefa difícil para o Francisco, que assertivamente respondeu que gostaria de assistir presencialmente a um jogo da Seleção Portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol. Assim, não só poderia ver em ação o seu ídolo, Cristiano Ronaldo, como estaria presente no estádio onde o seu clube (FC Porto) se consagrou campeão das Champions em 2004, vitória que descreveu orgulhosamente às suas voluntárias.

Aquilo que parecia apenas um sonho longínquo acabou por se tornar mesmo uma realidade, graças ao apoio da GALP, que além de ser um grande parceiro Make-A-Wish, é também patrocinador oficial da Seleção Nacional:

“Quando soubemos que ele iria poder concretizar o seu sonho, e especialmente no estádio que ele preferia, ficámos radiantes! Em conjunto com os pais e com a equipa da Make-A-Wish, preparámos, em segredo, a revelação. Agendámos uma videochamada com o Francisco e os pais, para lhe entregar um bilhete fictício com a tão esperada revelação e pudemos assistir à felicidade estampada no rosto do Francisco e da sua família. Naquele momento, o sonho tinha começado!

– Voluntária Make-A-Wish

Os momentos de antecipação do desejo foram repletos de atividades divertidas e presentes criativos. O Francisco recebeu um “Kit Super Adepto” com o livro ‘101 coisas que deve saber sobre futebol’, uma bola antisstress para os momentos de maior tensão no jogo, umas pastilhas para ajudar a recuperar a voz, depois de tanto cantar e celebrar, e uma caixa com curiosidades sobre futebol. Dez dias antes de partir para a sua grande aventura, as voluntárias Make-A-Wish propuseram também dez desafios ao Francisco, um por dia, que o ajudaram a dar os primeiros passos no seu alemão e a conhecer melhor o seu destino. O Francisco adorou os presentes e aderiu a todos os desafios com muito entusiasmo!

No dia 25 de junho, partiu, com o seu pai, em direção ao aeroporto – a aventura ia começar! Foram muito bem recebidos pela comitiva da GALP, que preparou detalhadamente um plano de viagem, com muitos momentos de descoberta e descontração. Foi a primeira vez do Francisco num avião, mas, apesar de um nervosismo inicial, o corajoso Wish Kid superou os seus medos rapidamente. No final desta experiência, já perguntava ao pai quando poderiam voltar a fazer férias fora do país para poder voar novamente.  

Já em Düsseldorf, tiveram direito a uma visita guiada da cidade, passeios de barco e refeições em restaurantes deliciosos, com vista para o rio.

“O plano estava muito bem feito. Estivemos sempre a passear, os restaurantes eram ótimos, tudo impecável. Depois fomos para o hotel tentar descansar, mas o Francisco não conseguiu porque já estava entusiasmado com a adrenalina da antecipação do jogo. Foi um dia em cheio!

– Pai do Francisco

O entusiasmo era tanto, que até foram mais cedo para junto do estádio, mergulhando na atmosfera única que os adeptos de Portugal e Geórgia traziam para o estádio. Foi precisamente esta a parte favorita do Francisco, o ambiente que se vivia entre os adeptos – a união, entusiasmo, adrenalina, cânticos e festejos! Sempre com um sorriso no rosto, o Francisco memorizava tudo o que se passava à sua frente – nem conseguia acreditar que o seu desejo estava mesmo a acontecer.

O que mais me alegrou foi a cara de alegria e contentamento do Francisco. Estava muito entusiasmado ao entrar no jogo, notava-se no rosto dele. Eu próprio adorei tudo!”

– Pai do Francisco

Embora o resultado do jogo não tenha sido o desejado para a equipa do coração do Francisco, isto não diminuiu em nada a sua felicidade – a experiência inesquecível que viveu foi suficiente para alimentar a sua alegria, força de vontade e esperança, por dias sem fim.

“Só tenho que vos agradecer por terem proporcionado isto ao Francisco. Não foi um ano fácil, mas isto ajudou muito a esquecer tudo. [Este desejo] fez a diferença – nota-se que anda mais alegre e está a ajudá-lo a conviver melhor com o problema que tem. Obrigada por tudo o que nos proporcionaram!

– Pai do Francisco

Muito obrigada, Galp, por apadrinharem este desejo e por todo o apoio que deram para que esta fosse uma experiência inesquecível para o Francisco!

Desejo apadrinhado por: Galp


Contador de Desejos

2 0 4 2