A Matilde gostava de ter um piano

A Matilde tem 10 anos e das coisas que mais gosta de fazer é brincar com a sua melhor amiga e vizinha, a Andreia.

Conhecem-se desde muito pequenas. A Matilde é mais reservada e a Andreia fala pelos cotovelos, complementando-se uma à outra. Numa das visitas, em tom de brincadeira, a Matilde disse às voluntárias que o seu desejo era ter um túnel entre a sua casa e a da amiga para poderem estar sempre juntas.

Na escola, a Matilde gosta mais de Matemática. A profissão do pai está relacionada com informática e programação, demonstra ter interesse por esta área, sobre a qual vai aprendendo e até aplicando nos jogos.

A Captação do Desejo

Para pensar no seu desejo, pediu ajuda à Andreia e depois de algumas tentativas, com ajuda da família e voluntárias, chegou ao que queria verdadeiramente: ter um piano em casa.

Numa das visitas, as voluntárias criaram um jogo para perceber qual o verdadeiro desejo da Matilde.

“…A partir da wish box, conseguimos perceber que a Matilde afinal já sabia qual o seu desejo (Tínhamos pedido que colocasse três objetos na caixa e escolheu uma caixa de um bonequinho de stranger things a partir do qual percebemos que adora a série, tal como escreveu numa folha). Na folha que tinha dentro da caixa tinha três tópicos dos quais séries que gostava, videojogos (nomeadamente o da música) e gatos!! Na folha tinha ainda um desenho pequenino, mas muito bonito e cheio de significado em que se via um piano e ela de costas a tocar sentada numa grande cadeira!” .

– Voluntária Make-A-Wish

A Matilde decidiu que gostava de ter um piano porque gosta muito de um jogo no tablet, onde toca músicas num teclado, o que despertou o fascínio e vontade de aprender a tocar este instrumento.

“Toca várias músicas, o que calhar! Segundo ela, vai procurando as notas da melodia para conseguir tocar a música no tablet. Quando vai a casa da prima gosta de tocar no teclado que ela lá tem, aliás ADORA, pelo que nos parece! Por fim, disse-nos que o desejo é TER UM PIANO EM CASA! A mãe disse que assim que ela estivesse melhor e com a agenda menos preenchida que a inscreve em aulas de piano!”

– Voluntária Make-A-Wish.

Para além da curiosidade pela música, a Matilde é muito boa a jogar videojogos, e gosta muito de gatos e répteis!

“Adora gatos! Tem peluches, camisolas, brincos, tudo com gatos!!! Também gosta de répteis e não tem medo! Talvez se uma aranha for muito grande, aí “a casa fica para ela!”

– Voluntária Make-A-Wish.

A Antecipação do Desejo

Na antecipação, as voluntárias surpreenderam a Matilde com uma visita a uma loja de pianos! Assim que percebeu que tipo de loja era, ficou muito sorridente e entusiasmada.        

“Ela não sabia o que ia ver, quando soube quis logo entrar e ficou radiante. Os olhos dela brilhavam! Foi muito giro. O senhor da loja fui espetacular. Mostrou os pianos, explicou tudo, tocou para a Matilde ouvir o som e as diferenças, deixou-a tocar. Ela estava super atenta a ouvir a melodia. E com uma enorme vontade de já levar um com ela.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Na loja, a Matilde teve oportunidade de ficar a conhecer os pianos digitais e acústicos. O senhor da loja explicou que para quem estava a aprender, o melhor seria começar por um digital.

“Com esta visita percebemos claramente que é muito isto. Eu até brinquei com ela no final e disse “bem, já percebemos que não é isto que queres, vamos ver outra coisa” e a Matilde automaticamente disse “não, é isto que quero sim!Ficámos mesmo contentes por perceber que esta experiência foi incrível para ela e que a fez ter mais vontade ainda de ter um e tocar (…)”

– Voluntária Make-A-Wish.

No final da visita, perceberam que a Matilde tinha ficado apaixonada por um dos pianos digitais. Era todo branco e ficava mesmo à medida no seu quarto. Com o piano escolhido, as voluntárias desafiaram a Matilde a desenhar como imaginava o piano no seu quarto.

O grande dia do Desejo

O dia do desejo foi à volta de pistas e mistérios, pois a Matilde adora esse tipo de jogos.

“As pistas foram construídas à volta de notas musicais e no final, ao completar todas, chegava até ao piano. A primeira pista, ela descobriu em casa de manhã, que dizia que ia ao shopping, às compras com uma amiga, mas não dizia muito mais…”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Os pais da Matilde foram cúmplices nesta surpresa! Quando chegou ao shopping encontrou as suas voluntárias numa loja de roupa, onde recebeu a segunda pista.

A segunda pista dizia que íamos resolver mistérios. Fizemos um escape room temático do Harry Potter, porque era um dos filmes que ela mais gostava. Foi também com os pais e com a melhor amiga, pois não fazia sentido de outra forma. Conseguimos passar os vários desafios e ela própria disse que gostou muito porque adora mistérios.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

A terceira pista levou até ao almoço, num dos sítios preferidos da Matilde.

“No almoço, perguntámos se a Matilde tinha percebido que as pistas estavam a formar alguma coisa. E depois de perceber que eram as teclas de um piano, brincámos a dizer que já tinha aí o seu piano. Ela reparou que também faltavam algumas notas musicais, mas nada dizia que ia encontrá-las hoje…”

– Voluntárias Make-A-Wish.

A Matilde despediu-se das voluntárias, pois pensava que o dia tinha terminado, mas não fazia ideia do que estava prestes a acontecer…

Ao chegar a casa, a Matilde fica boquiaberta quando de repente surgem as voluntárias à sua frente!

“Ela ficou com um ar de surpresa e um pouco confusa. Entregámos então a pista que faltava, que completava as 7 notas musicais, e dizia que para os sonhos se tornarem realidade, também era preciso um pouco de “magia” na vida real…e que talvez no quarto dela estivesse o que tanto desejava que era o…e ela nem completou a frase, só sei que foi a correr para o quarto. Assim que viu o piano, ficou muito emocionada, não conseguiu dizer nada durante alguns minutos, estava apenas a olhar para o piano com a mão na cara, a viver o momento dela.

– Voluntárias Make-A-Wish.

“Gostei muito de tudo, especialmente do escape room. Não consigo explicar o que senti ao ver o meu piano…obrigada!”

– Matilde, 10 anos.

Todos os envolvidos ficaram muito felizes ao ver a Matilde emocionar-se com o seu desejo!

Foi imediatamente experimentar o piano e tocar em tudo. Apesar de ser uma menina de poucas palavras, percebeu-se pela sua expressão e sorriso que estava genuinamente feliz. Quando saímos de lá, já sabia onde eram as notas musicais! Até colocou as teclas de cartão (pistas) em cima das teclas reais e disse que as ia guardar.”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Na antecipação, as voluntárias tinham desafiado a Matilde a desenhar como imaginava o piano no seu quarto, e ao ver o resultado final, ficou exatamente como a Matilde tinha idealizado.

Não podia ter sido mais perfeito. É quase como se fizéssemos “magia” e do desenho passou à realidade! Acreditamos que o piano vai ser uma nova companhia da Matilde e que a vai acompanhar durante muito tempo. Vai ser um grande foco de alegria, até porque também tem a amiga que toca guitarra, por isso estamos ansiosas por ir a concertos!”

– Voluntárias Make-A-Wish.

Obrigada à Make-A-Wish, que ao concretizar o desejo da Matilde, ajudou-a a encontrar a alegria que se tinha esmorecido ao longo dos tratamentos. Obrigada à Eduarda e à Carolina ( voluntárias), pela atenção e carinho que tiveram sempre com a Matilde e também pelo dia maravilhoso e enigmático que nos proporcionaram. Muito Obrigada.”

– Mãe da Matilde.

“Correu muito bem e estamos mesmo contentes. Estava muito entusiasmada, mal conseguiu dormir. Desde que a conhecemos já passou algum tempo, mas o piano nunca deixou de ser um tema, pois a mãe diz que estava sempre a falar disso, enquanto aguardava que o grande dia chegasse. E calhou mesmo na altura em que ela vai ter as aulas de piano. Quem sabe se um dia não vamos ao concerto da pianista Matilde!

– Voluntárias Make-A-Wish.

Muito obrigada à EDP e a todos os que têm participado no MOVE FOR WISH KIDS 2023 por terem ajudado a tornar possível o desejo da Matilde.

Desejo apadrinhado por: MOVE FOR WISH KIDS 2023


Contador de Desejos

1 9 3 7