Make-A-Wish Vai À Escola

Estamos todos ligados a uma Escola e cada Escola está ligada a uma criança Make-A-Wish.

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país na missão da Make-A-Wish® Portugal e na realização de desejos a crianças gravemente doentes, envolvendo os alunos dos níveis de ensino desde o pré-escolar até ao secundário, ou seja, dos 3 aos 18 anos.

Acreditamos que estamos todos ligados a uma Escola e, de uma forma direta ou indireta, as crianças Make-A-Wish® estão na Escola. 

Quantos mais alunos, professores e restante comunidade educativa, pais/encarregados de educação conhecerem a missão da Make-A-Wish® mais desejos se poderão realizar. Desde a implementação do Programa Make-A-Wish Vai À Escola que temos vindo a rececionar candidaturas a desejos que nos chegaram diretamente de professores/famílias que identificaram crianças elegíveis.

 

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola assenta em quatro pilares fundamentais:

  • Divulgar a missão da Fundação;
  • Despertar uma consciência social nas crianças e jovens, iniciando uma educação para a responsabilidade social e voluntariado, tornando-se numa vertente que acompanhe os alunos ao longo da sua formação pessoal;
  • Alertar para a necessidade de respeitar, aceitar e acolher a diferença no outro, nomeadamente na doença, valorizando o essencial da vida: a saúde;
  • Incentivar a dinamização de atividades que aliem a criatividade à solidariedade, promovidas tanto pela Fundação como pelas instituições de ensino.

Com o Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem sido possível comunicar o impacto das actividades, partilhando os desejos realizados com o apoio de todas as escolas participantes.

 

Conheça os DESEJOS REALIZADOS de janeiro a setembro de 2018, com as ACTIVIDADES DE NATAL 2017 e DIA AZUL NAS ESCOLAS 2018, AQUI

No ano lectivo 2016/2017 foram realizados 17 desejos a crianças e jovens Make-A-Wish. Veja o Cartaz AQUI.

 

Mais uma vez dou-vos os PARABÉNS!!! vocês são pessoas fantásticas, que nos enchem de orgulho e nos põe a “mexer” de forma a sensibilizar os nossos jovens para fazer o bem e pensar no próximo!!! E também “mexem” com os adultos que estão ocupados com tanta coisa que nem pensam na solidariedade…

Orlanda Ferraz – Escola Básica 2,3 de Manhente


 

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola afirma-se, ao longo do ano lectivo, em dois momentos principais:

Concurso de Decoração de Natal Inter-Escolas

O que é? Consiste na seleção e reconhecimento da decoração mais criativa e original, usando as estrelas de natal Make-A-Wish.

Todos os anos, as estrelas de Natal tornam-se o símbolo da campanha de Natal Make-A-Wish e funcionam simultaneamente como objeto de decoração e de apoio para a realização de desejos de crianças e jovens Make-A-Wish.

Cada estrela corresponde a um donativo de 1€.

O convite que fazemos às Escolas é que cada membro da comunidade educativa adquira a sua estrela de Natal Make- A-Wish, a personalize com uma mensagem solidária e, em conjunto com a Escola, defina um plano de decoração!

As Escolas participantes do Concurso, verão as suas decorações publicadas na página do Facebook da Make-A-Wish Portugal com uma breve descrição do processo criativo.

 

Com esta atividade é motivada a associação da solidariedade com a criatividade, possibilitando a criação

de um espírito de partilha e união em prol de uma causa e um objetivo comuns.

Veja o álbum de fotografias das escolas que participaram no ano de 2017, AQUI.

Fases/Mecânica do Concurso

– Inscrições até 9 de novembro

– Make-A-Wish envia o número de estrelas encomendado à consignação, juntamente com material de divulgação da atividade

– Definição do processo criativo e decoração de um espaço da Escola com as estrelas de Natal Make-A-Wish, que podem ser decoradas pelos elementos da comunidade escolar.

– Envio de fotografias das decorações para a Make-A-Wish, que publica na página do Facebook. Segue-se o período de votação e comunicação de resultados.

Paula Lobo Antunes

Dia Azul nas Escolas

O Dia Azul nas Escolas acontece a 29 de abril, em que as comunidades escolares são convidadas a dinamizar atividades de celebração do Dia Internacional da Make-A-Wish®.

O que é: O Dia Azul nas Escolas acontece a 29 de abril, em que as comunidades escolares são convidadas a dinamizar atividades de celebração do Dia Internacional da Make-A-Wish®.

Todos os anos, a 29 de Abril celebra-se a realização do primeiro desejo no mundo: o desejo do Chris, que gostava de ser polícia por um dia e inspirou a criação da Make-A-Wish.

As propostas são várias, acompanhando a criatividade e imaginação das comunidades escolares:

– Vestir uma peça de roupa azul;

– Cantar os Parabéns à Make-A-Wish;

– Usar a pulseira dos desejos;

Fases/Mecânica do Concurso

– Inscrições até 5 de abril

– Envio de material necessário para a Escola (na semana de regresso ao 3º período, entre 22 e 26 de abril)

– 29 de abril (2ª feira): celebração do Dia Azul Nas Escolas

– Envio de fotografias/vídeos da celebração para publicação nos meios institucionais online

 

Ao longo de todo o processo, a Make-A-Wish orienta, acompanha e vai indicando todos os passos necessários, bem como disponibiliza o material necessário para a dinamização das atividades. Para mais informações acerca do Programa Make-A-Wish Vai À Escola contacte a Make-A-Wish AQUI.

 

Os Parceiros do Programa Make-A-Wish Vai À Escola são:

Contador de Desejos

1 1 5 0