
No passado sábado, dia 29 de março, celebrámos o Encontro Nacional de Voluntários da Make-A-Wish Portugal, um dia memorável que decorreu no Renaissance Porto Lapa Hotel, no Porto, sob o tema “Além Fronteiras“.
Este tema foi escolhido para destacar a dedicação dos voluntários que, diariamente, vão além das suas próprias fronteiras pessoais, geográficas e emocionais para realizar desejos, participar em eventos, criar ações de angariação de fundos e envolver-se de coração nesta missão.
Ser voluntário Make-A-Wish é sentir a missão em cada ação, é ser um WishMaker sem limites. Juntos, formamos uma equipa sem fronteiras, um só coração, um só propósito, um só compromisso: levar esperança, força e alegria a crianças gravemente doentes.
Este encontro contou com a presença de voluntários e voluntárias de vários núcleos de todo o país e ilhas, proporcionando não só um momento de ligação com a equipa da Make-A-Wish, mas também entre os próprios voluntários que muitas vezes apenas se reencontram neste dia. Foram muitos os abraços trocados, as gargalhadas partilhadas, a cumplicidade sentida e o espírito de equipa vivido intensamente.
Ao longo do dia, as atividades foram desenvolvidas com base na metáfora dos “puzzles” – onde cada peça representa uma parte essencial da missão da Make-A-Wish. Uma dessas peças fundamentais são, naturalmente, os nossos voluntários.
Cada departamento da Make-A-Wish preparou uma atividade especial: desde o Fundraising à Comunicação, da Realização de Desejos ao Programa Make-A-Wish Vai À Escola. Esta dinâmica permitiu mostrar como cada área contribui para tornar os desejos realidade.
Durante a manhã, tivemos a honra de receber profissionais de saúde do Hospital de São João, CMIN e IPO Porto, bem como os Pais do Simão, uma família Make-A-Wish que partilhou um testemunho muito comovente. Também a Cláudia, representante do nosso parceiro Living Tours e a fotógrafa Ana Rute, que já apoiou a Make-A-Wish em vários desejos, marcaram presença e participaram nas atividades.
Ainda durante a primeira parte do dia, foram distribuídos vários reconhecimentos (criados pela Pedaçinhos D’arte) – peças de puzzle com palavras cuidadosamente escolhidas – a voluntários, parceiros e profissionais de saúde. A surpresa final chegou quando os voluntários retribuíram este gesto à equipa da Make-A-Wish, oferecendo também a cada elemento um reconhecimento especial, num momento cheio de emoção.
Durante a tarde, os voluntários foram divididos por grupos para realizarem o segundo desafio de cada área.
A energia, o entusiasmo e o envolvimento dos voluntários foram constantes ao longo do dia. Muitos elogiaram o caráter prático das atividades e a oportunidade de conhecerem os bastidores do trabalho desenvolvido diariamente na Fundação. Saíram com mais conhecimento, motivação renovada e uma vontade ainda maior de continuar a ajudar a realizar desejos!
Um dia marcante… com ecos para o futuro. O Encontro Nacional de Voluntários é o mote para reencontros, bússola coletiva, reforço de conquistas, pensamento divergente sobre tudo o que a Make-A-Wish sonha ampliar, com a colaboração da Comunidade de Voluntários.
É sempre profundo e motor de energia partilhar um dia inteiro bem vivido com os Voluntários Make-A-Wish, que nos trazem tantas histórias com impacto e poder transformador.
Termos vivido este momento entre voluntários, equipa, famílias, profissionais de saúde e parceiros promove muito orgulho e força, ligados à missão diária.
Enquanto equipa, sentimos um agradecimento muito presente e muita admiração, por cada pessoa que está ligada.
– Rita Caldeira | Volunteer Coordinator and Wish Granter
Um agradecimento muito especial a todos os parceiros que contribuíram para tornar este evento possível:
Renaissance Porto Lapa Hotel, Sal Music, Pedaçinhos D’arte, Eurest, Mercure Hotels, Sofitel, Plateform – Rui Sanches, Forvis Mazars e Novotel.
