O Filipe gostava de ter uma bicicleta elétrica

Há histórias que voam mais alto que os sonhos e a história do Filipe é uma delas.

Desde a sua infância, o Filipe explorou o mundo dos desportos, desde o futebol, à escalada, pesca, triatlo, atletismo, vela, golf, surf, judo e muito mais! No entanto, nada o fascinou tanto quanto o céu.

“Desde pequeno que admiro os céus, e quando entrei num avião pela primeira vez, na minha primeira viagem aos Açores, não tive qualquer medo ou receio, confiei inteiramente naquela linda máquina e na pessoa que a pilotava.”

– Filipe, Wish Kid.

Foi na Ilha Terceira, entre as cabines dos pilotos e o rugido dos motores, que o seu coração encontrou uma grande paixão: o F-15, um “pássaro de metal majestoso” que o deixou maravilhado com suas acrobacias nos céus açorianos. A paixão pelo voo nasceu naquele momento, um desejo que crescia a cada instante.

“…desde então que o meu sonho é ser piloto…, porém, não um piloto qualquer, quero ser um piloto da Força Aérea, ser um verdadeiro Às dos aviões. (…) Desde então, passaram muitos anos, mas esse desejo de voar cresce dentro de mim a cada dia que passa. Com a minha doença, o sonho de ser piloto ficou adiado e daí surgiu o meu desejo.”

– Filipe, Wish Kid.

Destemido como é, o Filipe entrou no curso de Engenharia Aeroespacial para estar cada vez mais perto do seu sonho de voar. O pai, parceiro nas aventuras de pesca e escalada, semeou as sementes do gosto pelo desporto.

O primeiro desejo do Filipe era poder voar num caça, mais precisamente num McDonnell Douglas F-15 Eagle. Assim que apenas pessoas com treino específico podiam pilotar estes aviões, o Filipe não desanimou, pois tinha outro desejo! Era algo que iria precisar para o seu dia a dia na Universidade: uma bicicleta elétrica para se deslocar na nova cidade.

“O desejo do Filipe é ter uma bicicleta elétrica, com rodas de estrada para andar na cidade e com um cesto/banco na parte da frente ou na parte de trás da bicicleta para conseguir transportar as coisas que precisa para a faculdade.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Para além do desporto, o Filipe adora música! Entre a suavidade do jazz e as palavras afiadas do rap, é o Kendrick Lamar que o Filipe gosta de ouvir com mais frequência. As voluntárias descobriram que o Filipe também é fã do actor Dwayne Johnson (The Rock), o herói dos ringues, que o inspira com a generosidade que estendeu à Make-A-Wish, fazendo-o acreditar ainda mais no poder dos desejos.

No dia do desejo, a Make-A-Wish reservou uma surpresa inesquecível! De olhos vendados, o Filipe chegou à Base Aérea 5, em Monte Real, acompanhado pela sua família e voluntárias.

Não fazia ideia do que se estava a passar, mas assim que tirou a venda e a primeira coisa que viu foi um modelo de F-16, os seus olhos brilharam e não conseguia parar de sorrir!

“Realizar o desejo do Filipe foi algo muito gratificante, pelo facto da sua reação, ao ver que estava na Força Aérea, ter sido de pura felicidade e aí eu compreendi que todo este tempo de espera e toda a organização por trás do desejo valeu a pena.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Durante a visita foram acompanhados pelo Tenente-Coronel José Dias, que partilhou muitas curiosidades, transformando cada momento numa lição de paixão e dedicação.

O ápice do dia foi no simulador de voo, onde o sonho do Filipe de pilotar um avião se tornou realidade, pelo menos de forma virtual. O seu sorriso iluminava a sala enquanto manobrava o avião com destreza, fazendo loopings como se tivesse nascido para voar!

Acredito que o dia do desejo superou as expectativas, visto que todos os sorrisos que aquele momento proporcionou, demonstraram o quão importante aquilo foi para o Filipe a nível pessoal por ser algo que gosta muito e a nível profissional por ter ouvido e acompanhado uma perspetiva mais prática da sua possível futura área profissional.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Durante a visita, o Filipe teve também oportunidade de conhecer vários militares e pilotos da Força Aérea. O seu sorriso aumentava cada vez que conhecia um destes heróis que tanto admira.

O quartel dos Falcões revelou mais um capítulo da história, onde conheceu o Major Tomás Virgílio, que partilhou mais curiosidades sobre a base e a arte de pilotar.

No final, já ninguém lhe tirava o seu sorriso contagiante. Estava pronto para ir para casa, até que as voluntárias Make-A-Wish o surpreendem com a bicicleta elétrica que desejava! Nem queria acreditar que depois de tantas emoções ainda recebeu a tão aguardada bicicleta!

“(…) a entrega do desejo (a bicicleta elétrica) arrancou-lhe muitos sorrisos, na medida em que foi acompanhada de outros acessórios que o Filipe não estava à espera de ter e assim, contribuírem para que durante a faculdade, consiga manter a sua vida desportiva ativa em segurança.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Muito obrigada a todas as Escolas que participaram na Atividade de Natal de 2023 por terem apadrinhado este desejo! Um agradecimento especial ao Restaurante Escondidinho, à Força Aérea Portuguesa, nomeadamente à Capitão Patrícia Fernandes, ao Tenente-Coronel José Dias, ao Major Tomás Virgílio e a todos os envolvidos na realização deste desejo.

Desejo apadrinhado por: Make-A-Wish Vai À Escola | Atividade de Natal 2023


Contador de Desejos

1 9 8 4