O Martim gostava de ir à Madeira

O Martim tem 14 anos e adora tudo o que tenha a ver com aviões e água!

Quando os voluntários conheceram o Martim, perceberam que era uma criança com uma forma de comunicar única, sempre pronto a recebê-los com o seu sorriso encantador.

Perceberam também que gostava muito de animais, ao serem apresentados à sua coleção para brincar bastante completa, desde cavalos a girafas. Para além das brincadeiras, o Martim também adora praticar Boccia e é um grande craque!

“Se tivesse de resumir o desejo do Martim numa frase acho que a que melhor caracteriza é “As asas servem para voar”! O Martim é a felicidade em pessoa. Desde as primeiras visitas ao Martim que percebemos, com a ajuda dos pais, que o seu desejo teria de estar relacionado com aviões e água e que se assim fosse, ia ser, para todos, sinónima da alegria mais genuína.”

– Voluntária Make-A-Wish.

Ao longo das visitas, os voluntários começaram a conhecer melhor o Martim. No meio de muitas brincadeiras e gargalhadas, conseguiram perceber que no seu desejo teriam de constar as suas grandes paixões: os aviões e a água.

“Fomos recebidos em casa do Martim como família e bastaram segundos para percebermos que tudo ia correr bem. Entre brincadeiras, jogos, cócegas, segredos… trocámos ideias, gostos, receitas, atividades, vontades e conquistas e foi-se tornando cada vez mais claro que o maior desejo seria voar, mas sem esquecer a sua paixão por água!”

– Voluntária Make-A-Wish.

Com a ajuda da família, tinham chegado a uma conclusão para o desejo, visitar a ilha da Madeira! Assim, o Martim poderia ter a experiência de andar de avião e ainda ser um explorador no meio da rica natureza que a ilha tem para oferecer.

Devido à pandemia, o Martim e a família tiveram de aguardar mais do que esperavam pela realização do seu desejo, mas assim que chegou a oportunidade, nada os conseguiu demover da ideia destas miniférias em família.

Voar era sinónimo de esperança e o primeiro degrau para mais sonhos se realizarem daí para a frente! O entusiasmo era grande e entrámos em ação com a ajuda de vários parceiros. Chegada a semana anterior à viagem a vida de todos nós ganhou uma nova dinâmica. Dezenas de mensagens, conversas, diários de bordo, fotografias… um frenesim contagiante que ainda hoje perdura. Trocámos ideias, mapas, preocupações e o tempo passava cada vez mais depressa rumo ao grande dia do início do desejo!”

– Voluntária Make-A-Wish.

O dia do embarque tinha chegado! Todos com muita energia, entusiasmados por ver finalmente, o grande desejo do Martim a ser realizado.

“A emoção aumentava cada vez mais e chegada à hora de embarque… o Martim tirou os seus animais preferidos da mochila para lhe fazerem companhia no voo e portou-se como um verdadeiro campeão! Não teve medo nenhum, adorou!”

– Voluntária Make-A-Wish.

Já na Madeira, a família partilhava tudo com os seus voluntários, e sempre que tiravam uma fotografia ao Martim, faziam questão de ter a sua presença, representados na fotografia que transportavam como recordação. Era a forma de expressarem a sua gratidão e de partilharem esta experiência com os seus voluntários Make-A-Wish.

“Na Madeira, tiveram todos os dias de atividades pensadas para o Martim…snorkeling, piscina, barco com visita aos golfinhos e uma levada adaptada. A cada fotografia a nossa felicidade por ver a alegria dele aumentava!”

– Voluntários Make-A-Wish.

Depois de três dias, sempre com atividades em família e ao gosto do Martim, regressavam a casa de coração cheio, recebidos pelos voluntários no aeroporto.

“Lá estávamos nós, voluntários, com o nosso cartaz para receber o Super Martim e os pais que nos ensinaram que sem dúvida, existe sempre uma esperança que se multiplica. Sorte a nossa por sermos os voluntários do Martim!”

– Voluntários Make-A-Wish.

“Para nós, superou muito as expectativas. É um miúdo de energia boa e um grande companheiro de aventuras! Quanto à viagem, ao desejo (…), foi super super!”

– Família do Martim.

“No barco, quantos mais saltos melhor, com direito a banho e tudo! Grande festança do Martim! E a descoberta que os animais vivem mesmo na água. Na levada, o Tiago (…) levou-nos pela zona verde mais bonita da ilha. Uma paz, a leveza, os cheiros, as diferenças de temperatura e um cromo de um filho que em vez de desfrutar isto no seu pleno, estava maravilhado com o botão mágico da cadeira. Não podíamos deixar de falar da voluntária Rubina, a sorridente madeirense que nos recebeu de braços bem abertos.”

– Família do Martim.

“Jamais conseguiríamos proporcionar estes momentos ao Martim sem a vossa ajuda, e por isso a nossa eterna gratidão. Antes de tudo isto, um caminho de três anos! E aqui agradeço à pandemia a oportunidade de fazer amigos de coração para a vida. Só mesmo assim podem fazer parte dessa equipa maravilhosa que proporciona magia a tantas crianças!”

– Família do Martim.

Um agradecimento especial ao Hotel Pestana, ao Rota dos Cetáceos, à Madeira Acessível, à Mais que Cuidar, à Scorpio Madeira e à Associação Desportiva de Machico.

Desejo apadrinhado por: Fidelidade


Contador de Desejos

1 9 8 4