O Rubem gostava de ter um smartphone

O Rubem tem 9 anos e é apaixonado por animais. Quando conheceu as suas voluntárias, partilhou com saudade, que na sua terra natal costuma ajudar nas tarefas de criação dos animais (vacas, galinhas e cabras).

“Comentou que sabia ordenhar uma vaca, este que é o seu animal preferido! Também contou que está no 2.º ano e referiu que adora estudar, principalmente matemática, mas também português. Gosta também de desenhar.”

– Voluntários Make-A-Wish.

Para além destes hobbies, o Rubem gosta muito de brincar aos polícias com o seu melhor amigo. Mencionou que considera os polícias e bombeiros como heróis, mas o seu super-herói favorito é sem dúvida o Homem-Aranha! Não perde um episódio destes desenhos animados.

“Durante as visitas, partilhou muitas vezes, que gostava de polícias, porque eles ajudavam outras pessoas e que gostaria de se tornar num quando crescer, ainda que não conheça um “verdadeiro”, comentou connosco.”

– Voluntários Make-A-Wish.

As voluntárias perceberam que o Rubem está em Portugal com a mãe, apenas para os tratamentos e que tem muitas saudades da sua família.

“Entendemos que faz videochamadas, através do telemóvel da mãe para o pai e os irmãos todos os dias. Por isso, quando nos disse que o seu desejo era um telemóvel seu, para falar com o seu pai, fez todo o sentido.”

– Voluntários Make-A-Wish.

O dia do desejo do Rubem começou no jardim zoológico de Santo Inácio, tinha escolhido como companhia a sua mãe e o seu melhor amigo.

“Lembro-me de ir no carro, a caminho do Porto, com um certo nervosismo na barriga. (…) As primeiras palavras que me lembro de ouvi-lo dizer neste dia acalmaram-me, porque assim que saiu (…), exclamou animadamente: “Estão ali!!”. Referia-se a nós, voluntários (…)”

– Voluntários Make-A-Wish.

“Já sabia que íamos ao zoo e entre ultrapassagens e acenos através da janela do carro, percebi que a alegria estava presente e que o Rubem nos estava a incluir no seu dia, interagindo connosco. Quando lá chegámos e até conseguirmos entrar, o Rubem e o amigo comentavam os animais que já tinham visto, como cavalos, vacas, cabras e ovelhas.”

– Voluntários Make-A-Wish.

Como cá em Portugal também sente saudade dos animais da sua terra natal, o entusiasmo do Rubem era bastante evidente ao explorar o mapa do zoo, onde constavam as várias espécies que iam encontrar.

“O primeiro espanto foi “tem pinguins!!” e logo depois “leões!!”. Começámos à descoberta e o entusiasmo nunca se perdeu. Por vezes, o Rubem sentava-se, afirmava estar “cansado” entre as corridas de animal para animal, mas não mais que segundos, porque a vontade de encontrar novos animais e principalmente os que mais queria ver, era muita.”

– Voluntários Make-A-Wish.

Foram os pinguins os que tiveram maior protagonismo para o Rubem!

“Chegou até a ligar através do telemóvel da mãe, por videochamada, à família para partilhar com eles o momento! Ele só não sabia, que em breve teria um telemóvel só para ele!”

– Voluntários Make-A-Wish.

Depois de uma aventura de explorador de animais, na zona de descanso do parque, as voluntárias decidiram entregar o 1º presente, que vinha acompanhado de uma carta do Homem-Aranha!

“O presente era uma figura do Homem-Aranha, perante a qual o Rubem sorriu com admiração e entusiasmo! De seguida, com a nossa ajuda, leu a carta em que o seu querido amigo Homem-Aranha se dirigia a ele e com uma enorme admiração e olhos reluzentes perguntou: “o homem aranha existe mesmo??” A resposta era evidente! (…) Afinal, tudo era possível!”

– Voluntários Make-A-Wish.

Na carta, o Homem-Aranha partilhava pistas secretas com o Rubem sobre o próximo destino, onde iria encontrar “outros heróis”, pois ele estava muito ocupado em Nova Iorque a combater o crime. A pista referia que “estes heróis” se vestiam de vermelho e tinham sirenes…

“Disse: os bombeiros!! O Rubem pareceu animado com a ideia! Adora carros com sirenes que ajudam as pessoas e com o maior espanto disse: “vamos lá hoje??”, ao que respondemos que sim. (…)”

– Voluntários Make-A-Wish.

Nos bombeiros, entraram em vários carros e camiões, mas foi no maior de todos que no banco descobriu um segundo presente.

“Com expectativa, abriu e descobriu um telemóvel vermelho, que é uma das cores que mais gosta, (…) onde poderia ver vídeos, jogar, fazer videochamadas com a família à distância e ainda estudar!! Ficou radiante e desejoso por começar a ligá-lo e instalar todas as aplicações que conhece.”

– Voluntários Make-A-Wish.

Neste dia, as voluntárias descobriram um Rubem muito menos tímido, que aproveitou todos os momentos intensamente e muito feliz.

“Foi bom, gostei muito de passear e de receber o telemóvel. Fui ao Jardim zoológico e aos bombeiros, onde encontrei um telefone em cima do banco dos bombeiros. Gostei mais dos leões, dos macacos e dos pinguins. Nos bombeiros gostei de ver o camião e aquele escorrega. Muito obrigado, fiquei muito feliz.”

– Rubem, 9 anos.

Um agradecimento especial aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e ao Zoo de Santo Inácio por toda a disponibilidade na realização deste desejo.

Desejo apadrinhado por: Gift-A-Wish


Contador de Desejos

1 9 8 4